VOCÊ SABE O QUE É NETIQUETA?
Que seguir as normas de etiqueta é a melhor forma de se relacionar com a sociedade não é novidade.
Mas o que muita gente não sabe é que ao fazer uso da tecnologia também devemos utiliza-la principalmente dentro das organizações.
Ao conjunto de normas de boas maneiras da internet damos o nome de netiqueta. Elas variam de acordo com o tipo de rede, serviço e nivel de acesso de cada um, mas geralmente seguem o bom senso para a convivência de milhões de usuários ne rede.
A ausência da voz e da linguagem corporal por muitas vezes trazem mal-entendidos entre as pessoas.
O uso impróprio do correio eletronico(e-mail) em ambientes de trabalho também pode comprometer a segurança das empresas, pois informações confidenciais podem vazar.
Arquivos grandes também podem consumir a largura de banda das redes e desperdiçar o tempo dos profissionais. Porém problemas como estes podem ser evitados.
Basta seguir as dicas abaixo:
Seja claro e objetivo.
Produza textos de leitura fácil.
A maioria das pessoas na Internet vai conhecê-lo(a) somente através do que e de como você escrever, portanto, cuide da correção ortográfica e gramatical.
Separe os parágrafos com linhas em branco.
Considere abordar apenas um assunto por mensagem.
Evite assinaturas longas demais, com desenhos. Uma assinatura com nome, telefone é geralmente suficiente.
E-mail é documento. Por isto verifique se é necessário gerar um e lembre-se de que tudo ficará registrado.
Não use e-mail para discutir: prefira fazer isso pessoalmente, e use a internet para formalizar o que foi combinado.
E-mail é uma ferramenta racional das organizações. Nada de Power-Point com musiquinha; poesia e foto de bichinhos.
E-mail não é bom quando se tem pressa: se é "para ontem" use o telefone.
Use com moderação o "cc" e o "cco": Será que o que você tem a falar interessa a tanta gente?
Jamais comente e-mails que foram enviados a você com cópia oculta. Eles são para seu conhecimento e não para sua providência.
Cuidado ao encaminhar mensagens. Você pode expor quem confiou na sua discrição.
Responda rápido! Não responder um e-mail é deixar alguém falando sozinho.
Cuidado na Internet, escrever com letras maiúsculas é o mesmo que gritar!
Prefira "responder" a "responder a todos". Você fará um bem se excluir de sua resposta o máximo de destinatários.
Use um tom extra de gentileza. Isso lhe ajudará a soar mais agradável, uma vez que a palavra escrita é sempre mais rígida.
Fonte : www.fazfacil.com.br
bj
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por deixar sua opinião! Volte sempre! ;)