quinta-feira, 25 de abril de 2013

Bate papo com Débora Campos, Personal Organizer!

Queridas,

Se tem um assunto que eu me interesso e muito é organização. Julgo primordial para que hoje em meio a tantos afazeres consigamos ter o mínimo de qualidade de vida.

Por vezes ouvi de amigas, "como é que você consegue fazer tudo o que você faz?" eu diria que é pelo meu senso de organização que consigo fazer quase tudo que eu gostaria de fazer, digo quase, porque sempre da para melhorar, né?. Como generalista  que sou, gosto de saber ao menos um pouco de tudo que envolva o universo feminino, daí a ideia do blog. Na tentativa de otimizar o meu tempo, tenho acompanhado as dicas do programa Saia Justa, no canal GNT dentre outros e daí o interesse em saber mais sobre a profissão do Personal Organizer na prática e claro compartilhar com vocês que podem estar super precisadas de uma mãozinha organizadora pra definitivamente dar um jeito em alguma baguncinha  ai na vida de alguma de vocês. ;)

E sexta-feira passada convidei a Débora Campos, personal organizer de 27 anos, casada, com 2 filhos, formada pela OZ e dona da Eu organizo pra um bate-papo e saber mais sobre esta profissão em acensão no Brasil. Foi super bacana e descontraída nossa conversa, tanto que fiquei com vontade de ingressar neste mercado também (ja pensou eu ai na sua casa ou empresa botando ordem na bagunça? :)), olha que eu levo o jeito hein! Amo  organizar!!! ;)

Gostam da ideia? Vou pensar no assunto então. ;)) 

Fiz 7 perguntinhas básicas para Débora e acho que esclareceu muito bem as principais dúvidas sobre a profissão. Vamos lá?!

1. Para você Débora quais caracteristicas um personal organizer deve ter?
O Organizador deve ser paciente, deve saber persuadir, gostar de ajudar e de ler para aprimorar seus conhecimentos.

2. Quais areas o Personal Organizer atua?

1-O Personal Organizer está apto para executar qualquer tipo de atividade que envolva organização. Não importa o que, ele é especialista em organizar.
O que está em alta no ramo dos organizadores é a organização residencial. Em casa é possível organizar todos os objetos, roupas e ambientes, até a rotina do lar, rotina dos filhos, finanças, documentos, uma infinidade de coisas.
2-Além disso temos também organização empresarial, onde é possível organizar e otimizar o espaço corporativo mudando o seu layout, estoque, rotinas, definir cargos e atividades dos funcionários, e treinar a equipe de um determinado departamento, por exemplo.
3-Organização de eventos – pode ser festa de crianças, noivados, casamentos, debutantes, formaturas e por aí vai.
4-Organização de mudanças
5-Organização Pessoal
6- Assessoria á expatriados. Essa é uma área muito legal onde o organizador ajuda quem está chegando ao nosso país á encontrar uma casa, comprar os móveis, procurar escolas e cursos para as crianças, cuidar de todos os documentos e ensinar como é a vida no Brasil.

3. Quais areas aqui no Brasil a maior demanda pelo profissional?

Na verdade temos poucos organizadores. Porém a maior parte deles estão em São Paulo e Curitiba.

4. Normalmente quem contrata um Personal Organizer?

Pessoas que não possuem tempo para essa tarefa. Pessoas que não sabem por onde começar.
O Público alvo e certeiro são mães entre 30 e 60 anos, que além de trabalhar exercem muitas outras atividades diariamente e precisam de ajuda para organizar a rotina e a casa, assim como treinar o funcionário doméstico para exercer as atividades da maneira que gostam.

3. Que tipo de cliente costuma dar mais trabalho?

Clientes acumuladores.  Os acumuladores tendem á guardar muitas coisas em casa e não querem se desfazer de nada. Normalmente eles não contratam um organizador pois não querem que ninguém mexa em suas coisas. Um parente próximo ou amigo acaba chamando um organizador para ajudar. A dificuldade é fazer o cliente entender que ele não precisa ter muitas coisas e que tem grande necessidade em descartar seus objetos.

5. Como o profissional cobra pelo trabalho. Por hora, serviço?

Todos os profissionais cobram por hora ( ou dia, o que dá no mesmo), com exceção da Eu Organizo.
O valor da hora em São Paulo varia de R$50,00 á R$100,00 para organização residencial. Organização empresarial custa no mínimo R$120,00 a hora.
Em Curitiba o valor é bem mais acessível, de R$30 á R$75 á hora.
A Eu Organizo cobra por serviço. É um preço fechado para concluir o trabalho independentemente do tempo para sua conclusão. Levamos em consideração a quantidade de objetos, ambientes e treinamentos que serão aplicados e o grau de complexidade. Esses quesitos irão formar o valor do orçamento.  Por isso é imprescindível a visita de avaliação, sem ela não é impossível informar um orçamento.

6. Que dicas você daria pra quem pensa em atuar nessa área?

Saber quais são seus pontos fortes e fracos, o que gosta de fazer.
Estudar a sua região e seus concorrentes. Saber exatamente o que está faltando no mercado para poder oferecer o melhor para o cliente. Estudar diariamente, criar novos métodos organizacionais e atualizar sempre.
É preciso levar o trabalho á sério, criar uma empresa e não um profissional autônomo.
Controlar os  custos  é necessário para formar um preço justo ao cliente.
7. Indica alguma escola para quem quer se profissionalizar? 
Eu não posso indicar escolas, pois eu mesma só conheço com intimidade uma, onde me formei, OZ Organize sua Vida.
Além da OZ, a Yru também oferece cursos diversos. Essas são as mais conhecidas.
Como todo mercado, sempre tem pessoas satisfeitas e não. Na hora de procurar o melhor curso pra você, faça um questionário para a escola:
O que será ensinado? Pratica, teoria, e peça os detalhes.
Pergunte se a escola ensina a cuidar do seu negócio, se você terá suporte, oportunidade de estágio etc.
Crie um questionário dentro da sua realidade. Isso vai ajudar a escolher a melhor escola, além disso, caso o curso não tenha agradado, você poderá solicitar informações que foram prometidas e não cumpridas.

Bacana né gente? e se você esta precisando de uma mãozinha organizadora na sua vida entre em contato com a Eu organizo agende uma visita com a Débora e organize sua vida. ;)

Seguem os contatos:

Débora Campos
Personal Organizer – Eu Organizo
11 2366-0632
11 97062-6379
www.facebook.com/deboracamposorganiza

Lovers, ao contratar os serviços da Eu Organizo, comente ter visto o anúncio aqui no blog Mil Ideias, ok?! ;)

beijoo

Fe Cardoso

3 comentários:

  1. Rafael Nogueira Cardosoquinta-feira, abril 25, 2013

    Graças a Deus pela minha esposa que trouxe ordem para minha vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii que bonitinho...hehe que bom amor!! te amo!
      bjs

      Excluir
  2. Oba... Ficou ótimo Fê!!

    Vamos Organizar

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião! Volte sempre! ;)

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