quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dicas de nutrição pras GESTANTES!

Olá minhas queridas,

Hoje tem dicas da nossa querida nutricionista e personal diet, Elisa Santos. Como comentei com vocês ontem, estou rodiada de gravidinhas e não tem como não pensar a este respeito neste momento até porque eu também estou grávida né?..rs. Tudo bem que agora não sou mais marinheira de primeira viagem, mas confesso que é tudo novo, de novo..rs tem coisas que a gente esquece então é como se fosse pela primeira vez novamente hehe. A alimentação é realmente muito importante e achei muito válido postar aqui as dicas da Elisa, nossa parceira do Blog.

Espero que gostem e tentem seguir ao máximo, porque bebe bem nutrido na barriga é bebe saudável quando nasce. Então, mesmo que as vontades de bobagens venham, como doces e junk food, temos que nos controlar, pode comer, mas vez o outra e não como rotina, porque isso pode trazer más consequências para você para o bebe. 

Então, acompanhem as dicas:


A ALIMENTAÇÃO NA GRAVIDEZ É MUITO IMPORTANTE PARA VOCÊ E SEU BEBÊ!

Um dos fatores bastante importantes na gestação é o ganho de peso da gestante. Este deve ser controlado e estimado mensalmente a fim de promover uma gestação tranquila e sem intercorrências. A alimentação está diretamente relacionada com o sucesso do ganho de peso adequado pela gestante. Uma alimentação balanceada, além de garantir os nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê (ferro, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B e outros), garante a saúde materna e o ganho de peso adequado. Para cada gestante deve ser programado um ganho de peso mensal. Esta estimativa irá depender do seu estado nutricional antes da gravidez. Por exemplo, se a gestante entrar na gestação com seu peso adequado poderá ganhar entre 11,5 a 16 kg, porém se a gestante entrar na gestação com sobrepeso ou obesidade, seu ganho de peso durante a gestação deverá ser menor.

Então, agora que já sabemos o quanto a alimentação é importante na gestação, trago algumas dicas para as mamães!!
Para um bom equilíbrio nutricional, divida seu cardápio em 6 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia). Beba no mínimo 8 copos de água, diariamente, isso lhe garantirá a hidratação adequada. Inclua na alimentação todos os grupos de alimentos. Desta forma, você estará ingerindo todos os nutrientes necessários para você e seu bebê. Coma diariamente frutas, legumes e verduras. Estes alimentos contêm vitaminas, minerais e fibras, que além de serem importantes para o desenvolvimento do bebê, regulam o seu intestino. Consuma 3 porções de leite ou derivados (queijos e iogurtes) por dia, preferindo o leite desnatado e os queijos brancos. Estes alimentos são ótimas fontes de proteínas e cálcio.

Para garantir boa quantidade de vitamina A e ferro (muito requisitado na gestação), cosuma um bife de fígado, uma vez por semana. Coma 1 fruta cítrica após o almoço e jantar (laranja, tangerina, acerola, morango, kiuí, goiaba...). Estas frutas são ricas em vitamina C que ajuda na absorção do ferro da refeição.

A ingestão excessiva de alimentos gordurosos, pode ser muito prejudicial na gestação por vários motivos, um deles é o aumento dos níveis de colesterol sanguíneo. Prefira os alimentos assados, grelhados, ensopados ou cozidos.

Cuidado com os excessos! Evite o consumo excessivo de sal, pois ele sobrecarrega o funcionamento dos rins causando retenção de líquido (inchaço). Logo, evite salgar a comida depois de pronta e não leve o saleiro para a mesa. Evite mate, café, refrigerantes, guaraná natural, bebidas de soja, leite e derivados junto ao almoço e jantar. Eles atrapalham o aproveitamento de nutrientes no seu organismo. Evite o excesso de alimentos industrializados, alimentos salgados e alimentos gordurosos, além do excesso de doces também. Evite fumo e bebidas alcoólicas!!!

Na gestação, além do acompanhamento médico feito pelo obstetra, o acompanhamento nutricional realizado pelo nutricionista é de extrema importância para a saúde da mãe e do bebê. O acompanhamento nutricional irá garantir um ganho de peso adequado e uma alimentação balanceada e INDIVIDUALIZADA para cada gestante!

ALGUNS MITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO SÃO MUITO COMUNS E DEVEM SER ESCLARECIDOS

“As gestantes devem comer por dois.”
A alimentação da gestante deve ter mais qualidade do que quantidade, de maneira que um pequeno aumento de calorias e uma modificação adequada dos nutrientes irão garantir o equilíbrio nutricional apropriado.

“Quanto maior for o ganho de peso da gestante, melhor para o bebê, que ficará gordinho e forte.”
O ganho de peso em excesso pode expor a gestante ao desenvolvimento de diversas patologias, tais como hipertensão arterial, diabetes, obesidade pós-parto, macrossomia fetal, além de complicações durante o parto e puerpério (fase pós-parto).




“Comer canjica e beber cerveja preta aumenta a quantidade e fortalece o leite materno.”
Ao contrário do que muitos imaginam, não existe leite fraco. Todas as mulheres, mesmo desnutridas, produzem leite com a mesma composição nutricional, capaz de satisfazer as necessidades do recém-nascido. Algumas crenças culturais ou familiares ressaltam a importância de consumir canjica, cerveja preta, leite, chá de folhas de algodoeiro, líquidos em abundância, mingau de arroz, caldos de galinha, feijão, peixe ou carne, açaí, sopa de fubá e arroz doce para auxiliar o aleitamento materno. Não existem comprovações científicas de que o consumo destes alimentos, fortaleça o leite materno.

“Nos intervalos entre as mamadas é preciso dar água ao bebê.”
O leite humano é completo nutricionalmente e supre todas as necessidades do bebê nos primeiros meses, inclusive hídricas. Dar água, chás ou sucos ao bebê traz saciedade, levando à diminuição do número e da duração das mamadas, o que pode reduzir a produção do leite. Também pode causar diarreias e doenças no bebê, pois seu organismo ainda não está preparado para receber outro alimento que não seja o leite materno.
  
Elisa Santos - Nutricionista e Personal Diet
Tel.: (21) 7284-9507

beijos e compartilhem estas ideias!

Fe Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua opinião! Volte sempre! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...