quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Dupla jornada: concilie trabalho e a maternidade!

Oi gente!

Véspera de feriado, solzão la fora, tudo de bom pra quem ja esta com as malas prontas pra viajar e curtir o fim de semana prolongado, não é mesmo?

Mas antes leiam o artigo que separei para a nossa quinta-feira. Quem passa ou ja passou por esta situação, sabe o quanto é difícil conciliar os dois e foi pensando nisso que eu trouxe algumas dicas que certamente vão te ajudar.

Boa leitura!

Quer saber como conciliar as responsabilidades de ser mãe e profissional?

Acompanhe dez dicas para facilitar sua vida.




Nina Bellino
Eu também sou mãe, trabalho bastante. E tive que superar a culpa que apareceu quando voltei à labuta. Culpa por ficar o dia todo longe da minha filha. Culpa por ter que deixá-la aos cuidados de outras pessoas. Culpa até por querer continuar na profissão. Apesar de incômodo, esse sentimento é normal à maioria das mulheres, concordam os experts em psicologia.

"O maior desafio é saber lidar com a culpa, reconhecer que abrir mão do trabalho pode significar prejuízo financeiro e insatisfação pessoal. Como a maternidade, a carreira também faz parte dos sonhos femininos", comenta a psicoterapeuta Arlete Galhardi, de São Paulo.

Para atravessar essa fase sem tanto aperto no coração, é bom decidir com critério quem vai ficar com o pequeno: babá, parente, creche ou escola? "A escolha de pessoas e instituições de confiança é fundamental para que a criança sinta-se segura, independentemente da presença dos pais", recomenda a psicóloga Denise Alves de Toledo, de São Sebastião, São Paulo. É mais tranquilidade para todo mundo.

Qualidade x Quantidade

Além de encarar a sensação de culpa e fazer as melhores escolhas possíveis, é preciso também saber aproveitar os momentos em que estiverem juntos. Isso porque a qualidade na relação entre mãe e filho pode contar mais do que a quantidade.

"Não adianta estar de corpo presente e alma ausente", sintetiza a psicóloga Marília Reis, especializada em traumas, de São Paulo. "Já atendi mães que abriram mão do emprego para ficar o dia em toda em casa. Mas não davam atenção ao filho, pois mentalmente estavam ausentes", confirma Arlete Galhardi.

Com esses cuidados, desde cedo o pequeno começa a entender que a vida também é feita de frustrações e como superá-las. "Assim a criança reconhece que o fato da mãe trabalhar fora não significa que dará menos carinho, atenção e amor a ela", tranquiliza a psicoterapeuta.

Mamãe na prática

Aqui vão sugestões para você colocar em ação e aproveitar sempre muito bem o tempo que passa com seu filho.

1. Mantenha contato, sempre

2. Acompanhe seu estudo
3. Traga a matéria para a vida real

4. Convide-o para cozinhar

5. Preparem juntos a lancheira

6. Vá às compras com eles

7. Entre no mundo da fantasia

8. Transforme-se em criança

9. Saia da rotina
10.Seja mãe, simplesmente

Saiba também o que não fazer!

Trocar sua ausência por presentes nunca é uma boa ideia. "É um erro tentar suprir essa falta com objetos externos, estabelecendo barganhas para que a criança fique boazinha enquanto você trabalha.

Também não é indicado castigar a criança assim que chegar em casa, caso ela não tenha se comportado bem. São hábitos pouco saudáveis no relacionamento mãe-filho", aponta Arlete Galhardi.

No lugar disso, observe-a melhor. "Ao invés de simplesmente julgar suas atitudes como inadequadas e puni-las, vale a pena um olhar atento. Isso possibilita compreender possíveis mudanças de humor e comportamento", sugere Denise Alves de Toledo.

A matéria completa esta no site :


bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua opinião! Volte sempre! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...