quarta-feira, 17 de julho de 2013

DIETA anti-TPM!

Olá queridas,
Hoje trago um assunto super importante para o nosso bem-estar e saúde. Texto elaborado pela colaboradora do blog, Elisa Santos, nutricionista funcional e personal diet. Eu acredito que foi uma das melhores parcerias do blog para nos auxiliar a cuidar melhor da nossa saúde e nutrição.  E acredito muito no "você é o que você come" então bora se cuidar bonitas. ;)
A TPM

Mais de 80% das mulheres, em algum momento da vida, sofrem com os desconfortos da TPM, nome que se dá a uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação. Em 3% dos casos, os sintomas são tão intensos que a mulher chega a deixar de realizar suas tarefas cotidianas. É preciso entender que, se os sintomas não sumirem com a menstruação, não se trata de tensão pré-menstrual.

Essa doença não tem órgão-sede, não pode ser detectada em exames e não tem uma causa única conhecida. E, por isso, não existe um remédio único capaz de acabar com todos os sintomas.


PRINCÍPIOS DA DIETA ANTI-TPM


Os sintomas da TPM são indicadores de um desequilíbrio orgânico. Em outras palavras: o corpo está mandando sinais de que estão faltando nutrientes! Por meio da alimentação, é possível fornecê-los ao corpo. Por exemplo, uma mulher que durante a TPM não consegue “viver” sem chocolate certamente está com déficit de magnésio no organismo. Por isso, ingerindo uma boa quantidade de alimentos ricos em magnésio, como figo, aveia e beterraba, especialmente nos dias que precedem e também durante a TPM, ela conseguirá diminuir a compulsão alimentar.

Mas não vá achar que, se se entupir de beterraba, não vai mais ter vontade de comer chocolate. A idéia aqui é aproveitar a TPM e fazer uma revisão alimentar. O foco da dieta é minimizar os sintomas da TPM, mas o objetivo é fazê-la adotar uma rotina alimentar mais natural, mais saudável e balanceada. Em matéria de nutrição, constância é palavra-chave.


DICAS NUTRICIONAIS


ü  Ingerir uma boa quantidade de alimentos ricos em magnésio, como figo, aveia e beterraba, alcachofra, quiabo, abacate,banana especialmente nos dias que precedem e também durante a TPM;
ü  Consumir bastante água para hidratar o corpo e ajudar a combater a retenção de líquidos;
ü  Consumir líquidos como água de coco, chás de frutas ou de ervas sem açúcar ou adoçante, água aromatizada (com folhinhas de hortelã, gotinhas de limão ou laranja, essências);
ü  Consumir, com moderação, alimentos fontes de carboidratos: alimentos fontes de amido – arroz, batata, mandioca, mandioquinha, aveia, cereais matinais, pães, milho, macarrão ou derivados (farinhas), farofa, barra de cereais, biscoitos integrais.
ü  Troque o pão e o arroz branco pelos produtos integrais (pão integral, arroz integral ou macarrão integral);
ü  Evitar: açúcar, doces, geléia, mel. Ingerir no máximo uma vez por semana;
ü  Consumir diariamente alimentos fonte de ômega –3 como atum, salmão, sardinha, arenque, semente de linhaça óleo de canola;
ü  Consumir alimentos fonte de cálcio, leite e derivados (iogurte, queijo,coalhada,etc) no mínimo três vezes por dia;
ü  Ingerir, diariamente, uma porção pequena de castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, amêndoas, macadâmia, avelã e pistache. Evitar amendoins.

ü  Consumir alimentos fonte de fibras como frutas, verduras, cereais integrais, algas, leguminosas (feijão, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha, vagem). Evitar: suplementos de fibras, barrinhas de fibras.

RECEITA

Delícia de banana com canela


Ingredientes

5 unidades de banana prata

3 colheres (chá) de canela em pó

3 colheres (chá) de açúcar

Modo de preparo

Corte as bananas em rodelas e disponha em uma assadeira. Polvilhe a canela e o açúcar. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 8 minutos ou até dourar.
Adorei as dicas meninas e vocês? e essa receitinha? facinho e baratérrima hein?!
Quer mais dicas? siga a Elisa Santos no face dela aqui.

bjs

Fe Cardoso 

Um comentário:

Obrigada por deixar sua opinião! Volte sempre! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...